1. Todos os alunos devem ler e compreender o artigo.
2. Identificar os pontos principais. Não se preocupem em traduzir cada palavra! É importante LER e COMPREENDER o conteúdo!
3. O grupo responsável pela apresentação do artigo (ver na página anterior os artigos, grupos e datas das apresentações) deverá preparar o seminário.
4. Fazer pesquisas bibliográficas que permitam uma melhor compreensão do assunto abordado como livros texto e/ou artigos da literatura.
5. Reunir o grupo e discutir os pontos principais a serem apresentados no seminário.
6. Apresentação: o seminário deve ser apresentado com CLAREZA e OBJETIVIDADE.
Pensem como o conteúdo deverá ser exposto, introduzam o problema, entrem em detalhes quando necessário.
Outras referências poderão e deverão ser utilizadas para atingir esses objetivos.
Os slides devem ser claros e úteis – NÃO devem conter todo texto que será falado.
Os slides NÃO são um telemprompt!!!
PARA DIVERSÃO: vejam como NÃO fazer o seu seminário neste video engraçadinho:
http://www.youtube.com/watch?v=8BP2HlNmRJ4
7. O grupo irá decidir quem irá apresentar. \Recomendamos que pelos menos 3 alunos apresentem o seminário. Os que não apresentarem deverão necessariamente responder as questões dos colegas.
8. Uma vez lido o artigo e o esboço do seminário pronto, marcar um horário para tirar dúvidas e melhorar a apresentação com o auxiliar de ensino designado. O auxiliar de ensino ajudará os alunos com dúvidas, críticas e sugestões.
9. NÃO ADIANTA procurar o auxiliar de ensino sem sequer ter lido o artigo! A função deles é AUXILIAR e NÃO fazer o seminário para vocês!!!
10.O seminário sobre o artigo deve ter duração de 20 minutos. Serão reservados 10 minutos para perguntas e discussão.
11. Ao final dos seminários, será realizado um questionário, cujas respostas deverão ser entregues individualmente, por escrito, no final da aula.
AVALIAÇÃO: Lembrem-se que todos os aspectos serão considerados na avaliação – preparo do seminário, compreensão, apresentação do conteúdo, clareza, objetividade, participação, interesse, discussão.
O desempenho como GRUPO também é muito importante. Certifiquem-se que todos no grupo estão cientes e preparados. Se o grupo for homogêneo, a nota será dada ao grupo, caso contrário, a nota será atribuída individualmente.